Rota dos Castelos - com video
Cumpriu-se o 1º dia da Rota dos Castelos.
Este ano começamos em dia de Primavera, nubelado e fresco, em Numão, no seu castelo, muralhas bem conservadas , interior limpo mas arruinado.
Depois foi descer por Quintas Vinhateiras do Douro e corta-mato à boa maneira do GMVR, rio à vista, margem sul, até Arnozelo, para o "almoço".
E na volta, rente ao rio, trilho em verde, subir por estradão vinhateiro ao miradouro sobre Ferradosa, atravessar S. Xisto , aldeia primorosamente recuperada nas suas casas de xisto ao serviço do turismo, descer de novo ao Douro.
Na estação da Ferradosa, foi esperar pelo comboio da 15,30h, que nos levou à Régua.
A 22/3, etapa 2 , de Ferradosa a Marzagão, pelo castelo de Ansiães.
Vamos contar - 17Km - 16 sócios...
Régua 8 e tais da manhã...
Fizemos Ferradosa - Marzagão, sempre, sempre a subir. Vistas pelas costas , mas assim era parar e olhar. Apesar do tempo farrusco e de inicio chuva miudinha suportável, a paisagem é Douro e ponto.
A primeira "rampa" pelas novas vinhas da Cockburn (ler cobârne... pois), simpáticos deixaram atravessar sem problemas, como assim somos gente que só deixa pegadas e só leva a poeira nas botas.
Depois , ah... a levada, linda , mas com muito cuidadinho porque estava escorregadiça.
Continuando a corta-mato , trilho puro, até ao estradão para o castelo de Ansiães, mais triste em dia cinzento, lanche rápido e ala para Marzagão, em boa marcha.
Marzagão estava "fechada" para descanso de domingo, nem um cafézinho , nem uma bejeca...
Direitos a Vila Real , perna cansada, satisfação, amanhã é segunda...